Nota dos Sindicatos a respeito do ACT Copel 2019-2020

Os Sindicatos componentes do Coletivo Copel entendem que, diante de tantos comentários e publicações em mídias sociais, faz-se necessário esclarecer:

1) As Assembleias ocorrerão tão logo a minuta do ACT seja enviada pela Copel, conferida minuciosamente pelos Sindicatos e respeitando o prazo dos Estatutos dos Sindicatos para publicação de Edital de Convocação.

2) As Assembleias haviam sido programadas para o período de 7 a 24 de outubro, sendo que esta informação foi encaminhada à Copel. No entanto, caso a minuta do ACT não seja encaminhada aos Sindicatos com antecedência suficiente para que se verifique seu teor e cumpra-se o prazo estatutário para publicação de Edital de Convocação, o cronograma ficará comprometido e será necessário reagendar as Assembleias.

3) A Copel apresentou a intenção de implantar remuneração variável por meritocracia em substituição ao tradicional abono pago anualmente no ACT. Citou que estava em processo de contratação de consultoria para este fim e que o modelo seria construído. Ou seja, não houve apresentação de modelo de remuneração variável. O posicionamento unânime dos Sindicatos foi contra a supressão do abono em favor de um futuro modelo de meritocracia. Argumentamos que iniciativas similares, adotadas pela Copel no passado e por outras empresas privadas, não atenderam plenamente os anseios dos empregados. Importante frisar, portanto, que não houve ampla discussão a respeito de modelo algum de remuneração.

4) A proposta de estabelecer um Acordo por 2 anos partiu dos Sindicatos com a intenção de garantir os benefícios do Acordo por um período superior. No entendimento dos Sindicatos, manter os pedidos estabelecidos em pauta de negociação por um período maior é benéfico aos empregados, principalmente em momentos de pressão política pela supressão de Direitos.

5) Durante o processo de negociação, não houve avanço na manutenção do abono anual e não houve progresso na manutenção do 1/3 adicional de férias. Pelo contrário, a Copel mudou o modelo de proposta ao apresentar e defender a indenização do 1/3 adicional de férias. Os Sindicatos entenderam que, diante do impasse, a melhor solução era esgotar a discussão da proposta de indenização e submetê-la à avaliação dos empregados.

6) Os Sindicatos permanecem alertas e atentos aos acontecimentos. As manifestações dos empregados estão sendo ouvidas. Todos os Dirigentes Sindicais estão conversando com os empregados. Nos maiores polos da empresa, estamos realizando bate-papos acerca do ACT. Independente destas reuniões, todos os canais dos Sindicatos estão à disposição. Tem dúvida? Não exite em contatar o Sindicato que o representa!

7) Em breve, assim que houver segurança para realizar as Assembleias, divulgaremos o calendário. Haverão urnas nos estabelecimentos da Copel, urnas itinerantes e nos Sindicatos. Os empregados representados pelos 11 Sindicatos do Coletivo (Senge, Sindel, Sinel, STEEM, STIECP, Sindenel, Sintec-PR, Sindelpar, Sindespar, Sintespar, Sindasp) podem votar em qualquer Assembleia deste Coletivo. Faça sua parte! Compareça à Assembleia e faça valer sua opinião!