Presidente do Sindelpar participa da negociação do salário mínimo regional do PR, que terá ganho real

No último dia 13, em reunião do Conselho Estadual do Trabalho, foi definido o índice de reajuste do salário mínimo regional, que vale já a partir deste mês. O reajuste foi de 5,86%, ou seja, acima do vergonhoso índice nacional e com um ganho real de 1,32%, mantendo o piso regional paranaense como o maior do país.

A lei estadual 18.766/2016 determina que o piso salarial paranaense é reajustado pelo mesmo percentual aplicado para o reajuste do salário mínimo nacional, baseado na variação do INPC do ano anterior, com aplicação adicional, a título de ganho real, da variação real do PIB nacional observada dois anos antes.

As classes trabalhadoras que recebem o piso estadual se enquadram nas especificações de quatro grupos e não se aplicam aos empregados que têm o piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho e aos servidores públicos. Na categoria I o valor ficou estabelecido em R$ 1383,80; na categoria II, R$ 1436,60. Já as categorias III e IV terão os valores fixados em R$ 1487,20 e R$ 1599,40, respectivamente.

O presidente do Sindelpar, Paulo Sérgio, representou a UGT/PR nas negociações e salienta a importância desta conquista: “É importante que todos os empregados de categorias que não tem acordo coletivo ou convenção coletiva possam ter seus direitos e sua renda preservadas, principalmente em um quadro volátil na economia nacional”, ressalta.