CSMEC INFORMA – Reunião sobre PLR

Informamos que no dia de hoje, 01/04/21, o CSMEC esteve reunido com a COPEL para tratar dos seguintes assuntos:

* PPD
A COPEL retirou o assunto de pauta e justificou a necessidade de fechamento interno das metas. Será agendada nova reunião ainda este mês com os sindicatos, logo após o fechamento das metas estabelecidas.

* PLR 2020
A empresa apresentou aos sindicatos o resultado da Participação nos Lucros e/ou Resultados – PLR 2020. O Sr. Ronaldo Bosco Soares, superintendente da contabilidade da Copel, iniciou a apresentação com as demonstrações contábeis consolidadas sobre o lucro líquido de 2020, que fechou em 3,9 bilhões. Deste valor, R$ 1, 156 bilhões tem origem no crédito da ação judicial ganha pela DIS referente ao PIS/COFINS, tendo efeito não recorrente, ou seja, esse valor não aparecerá nos futuros balanços.
O superintendente explicou a nova política de dividendos, aprovada no início do ano. De acordo com ela, os acionistas recebem dividendos nos percentuais de 25%, 50% ou 65% de acordo com o resultado contábil, buscando preservar a sustentabilidade da empresa e seus investimentos. Na sequência, foi apresentado o resultado das metas de cada indicador: todas as metas foram superadas, ou seja, atingidas acima do estipulado. Os resultados das metas e seu respectivo peso influenciam no cálculo do IDG, que impacta diretamente no cálculo do montante. O IDG atingiu o valor de 1,19, significando que alcançamos um valor 19% maior em nossa PLR.

Segue abaixo o cálculo final:

Lucro Líquido: R$ 3.904.202.000,00
Dividendos : R$ 2.435.463.000,00

IDG final: 1,19
Valor de 25% dos dividendos: R$ 608.864.750,00
Fórmula 14,46% dos dividendos (valor): R$ 419.079.860,00
Fórmula 6,69% do lucro líquido (valor): R$ 310.817.425,00
Montante final (fórmula 14,46% dos dividendos): R$ 419.079.860,00

Total bruto estimado de PLR por empregado: R$ 60.367,00
Total líquido estimado de PLR por empregado (já com o desconto do IRPF): R$ 46.818,00

O próximo passo é aguardar a aprovação do balanço pela AGO, prevista para o final do mês de abril. Os sindicatos solicitaram a empresa que o pagamento seja em parcela única, entendendo que o acordo assinado não prevê o parcelamento. A COPEL informa que está avaliando a forma de pagamento e o fluxo de caixa da empresa, sendo que a divulgação oficial deverá ocorrer após a aprovação do balanço da empresa pela AGO, que ocorrerá ao final do mês de abril.

* Avaliação de desempenho
A COPEL apresentou aos sindicatos a revitalização do programa Nossa Energia, que vigora na empresa desde 2013 e sofreu revisões pontuais ao longo do tempo. A empresa informou que apresentará aos empregados, ainda no mês de abril, o novo modelo de avaliação. Os sindicatos solicitam que o material seja encaminhado para análise das entidades sindicais e acompanharão o andamento desta nova metodologia de avaliação junto aos empregados, levando à mesa de negociação e à discussão com a empresa todas as situações relatadas pela base.

Fique atento! O CSMEC irá manter a base atualizada sobre todas as novidades a respeito destes e de outros temas de interesse para trabalhadoras e trabalhadores.