Negociações encerradas para o ACT Copel 2020-2022

Sindicatos divulgam datas de assembleias no dia 09/09.

Após uma semana de intensa negociação entre sindicatos e a representação da empresa, enfim uma proposta para ser apreciada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Copel, construída com o empenho e a determinação do coletivo. A tarde de hoje foi dedicada à discussão do abono, que os sindicatos buscam manter como elemento importante da proposta: trata-se de um item esperado pela categoria, que acumula perdas de massa salarial e poder de compra ao longo dos anos, e que a empresa pretende extinguir, num movimento que já encena desde as negociações do ano passado.
Com a intensa argumentação dos dirigentes sindicais e a necessidade de construir uma proposta viável, a diretora de gestão empresarial da Copel, Ana Letícia Feller, participou da reunião no final da tarde desta sexta-feira, 04/09, para apresentar o que ela definiu como a proposta final da companhia:

• O ACT passa a ter vigência de 2 anos, com a manutenção DE TODAS as cláusulas do atual acordo;
• Reajuste salarial pelo INPC em outubro de 2020 e outubro de 2021;
• Correção pelo INPC dos demais benefícios e adicionais em outubro de 2020 e 2021, exceto o vale-creche (que é mantido, mas sem alteração);

• Abono:
– Abono para os empregados e gerentes de divisão:
* Para 2020: 0,30 remuneração + R$ 4.850,00 fixo
* Para 2021: 0,15 remuneração + R$ 4.200,00 fixo

– Abono para os gerentes de departamento com salários até R$ 12.000,00:
* Para 2020: 0,30 remuneração + R$ 4.850,00 fixo
* Para 2021: metade dos valores do abono de 2021;

– Abono para gerentes de departamento com salários superiores a R$ 12.000,00:
* Para 2020: metade dos valores do abono de 2020;
* Para 2021: sem abono.

– Não haverá abono para superintendentes a partir de 2020.

(obs. – o INPC oficial será divulgado em outubro)

A partir desta proposta, construída durante as negociações, os sindicatos farão as assembleias com os trabalhadores. As datas e formas de realização serão definidas em uma reunião na próxima quarta-feira e então divulgadas para todos. É importante dizer que, embora vivamos um contexto de pandemia, crise econômica e incerteza para o futuro, foram mantidos direitos essenciais e o trabalhador terá essa garantia até o final do acordo, estendido por dois anos. Por isso, VOCÊ DECIDE, não deixe de votar e de participar das assembleias: mostre a sua vontade e mantenha-se na luta!

Campanha Unificada do ACT 2020/2022
SINDENEL – SINDELPAR – SINTEC-PR – SENGE-PR – STEEM – SINEL – SINDEL – SINDASP – STIECP – SINTESPAR – SINDESPAR – SICONTIBA